Preciso de Vade Mecum no Primeiro semestre?

Olá amigos estudantes, tudo bem com vocês?

Hoje vamos conversar sobre um assunto, pelo o qual eu passei horas pesquisando nos dias que antecederam o inicio das minhas aulas do primeiro período, “devo comprar o vade mecum para o primeiro semestre?”

Amigos, vocês não fazem ideia de quantos posts em blogs e videos no you tube eu assisti. Sério, foram muitos e muitos, mesmo.

Ai eu lhe pergunto, ” você sabe o que significa vade mecum?”. Vade Mecum é uma expressão latina que significa vai comigo ou vem comigo.

E trata-se de um compilado da maioria das leis mais importantes do ordenamento jurídico brasileiro, sendo assim, um grande aliado para nós estudantes e também para os operadores do direito.

Nele você encontrara a constituição federal, a LINDB (Lei de Introdução ao Direito Brasileiro), o código civil, código penal, código tributário, código de defesa do consumidor, código de processo civil, código de processo penal, CLT, vários estatutos, varias leis complementares, súmulas e muito mais.

Então já posso comprar?

Calma!

Vou deixar aqui a minha experiencia, e espero que possa ajuda-los nessa difícil decisão.

Primeiramente, analise sua grade curricular. Cada instituição tem sua grade, então pode ser que você só tenha matérias propedêuticas ( são as matérias de ensinamento introdutório/preparatório, ou seja os conhecimentos mínimos) ou tenha propedêuticas + dogmáticas (matérias dogmáticas são as que são mais focadas na lei e sua aplicação).

Geralmente o vade mecum não é muito utilizado durante o primeiro semestre, isso ocorre porque a maioria das grades curriculares não tem matérias em que você terá contato direito com a lei. Entretanto, muitas instituições tem mudado suas grades, para que desde o inicio os alunos já tenham matérias como direito constitucional I, direito civil I e direito penal I.

Agora você já começa a entender o porque de analisar a sua grade curricular? Mas, antes de ir correndo comprar o seu vade mecum, termina de ler o meu post.

Certamente você já deve estar de olho nas promoções de vade mecum, mas, eu te convido a refletir sobre mais alguns pontos.

Outras formas de ter a lei

Ok, analisei minha grade e teria direito constitucional no primeiro semestre. Vou comprar meu vade (já me sinto intima dele). E como boa estraga prazeres que sou, te digo, NÃO FAÇA ISSO.

Você pode mandar um e-mail para um senador pedindo uma constituição, que sera muito mais compacta para o dia a dia e o mais importante, “de grátis”.

Outra forma de substituir o vade mecum físico é, baixando aplicativo de vade mecum no celular/tablet. Solução muuuito mais leve, e considerando que não saímos de casa sem celular, as chances de que você esqueça seu vade em casa diminuem consideravelmente.

Ou ainda, você pode usar o site do planalto, esta sempre atualizado.

Assim que a necessidade de levar o vade mecum todos os dias bater a sua porta, você vera, que não é fácil carrega-lo todos os dias para a faculdade (principalmente se tiver escadas).

Já comprei meu vade mecum e agora?

Meu vade querido!

Se você meu amigo (ansioso/ não te julgo. Tamo xunto inclusive!) já adquiriu seu belo vade mecum, analisou sua grade, viu que só terá matérias propedêuticas (risos de desespero neste momento) esta pensando no que fazer, eu te digo as seguintes palavras.. DEU RUIM MERMÂO. Brincadeira!

Tem uma matéria (VALORIZEM O SER HUMANO QUE TE DER AULA DESSA MATÉRIA) obrigatória, chamada Introdução ao Estudo do Direito, que te ajudara a formar uma base para todo o curso.

Dentre os assuntos abordados por essa matéria, esta a LINDB (citei ela la em cima no post) que é uma lei introdutória ao estudo da legislação brasileira. É uma lei pequena, que tem atualmente (janeiro de 2020) 30 artigos, e você poderá usar seu vade para estuda-la.

Mas, veja que, se tornaria muito mais barato imprimir a LINDB do que comprar um vade mecum.

Por fim, minha opinião sincera é: TENHA PACIÊNCIA! Sei que é difícil, e que o ápice da faculdade de direito é ter um vade mecum, mas, entenda que investir logo de cara em um livro caro como o vade e que desatualiza com tanta frequência, não é um bom investimento para o inicio da faculdade.

Espero que meu post te ajude a tomar a decisão certa. Fique a vontade para deixar sua opinião nos comentários.

Até breve!

Aproveite para ler também o post sobre como ganhar uma constituição federal e outros materiais DE GRAÇA!