Primeiro semestre na faculdade de direito

Olá amigos estudantes, tudo bem com vocês?

No post de hoje vamos conversar um pouco sobre meu primeiro semestre no curso de direito.

Para mim foi maravilhosamente desafiador, fiz novos amigos (minha turma tinha 12 alunos, mas no final de semestre ficamos em 9 alunos), conheci professores incríveis, adquiri muito conhecimento, para a vida mesmo sabe…

Creio que se posso vender um conselho para vocês é que; iniciem o curso com a mente aberta, aproveitem ao máximo os seus professores, tirem duvidas, sentem para conversar, troquem informações, e principalmente, não tenham vergonha.

Não é puxar o saco, é buscar a sabedoria, ser instigado e instigar outras pessoas. Acreditem, as aulas de Ciência Política podem ser incríveis e abrir sua mente sobre o mundo da política.

Aproveitem as matérias propedêuticas elas parecem chatas, mas se você estiver, de fato, querendo a faculdade de direito elas não serão maçantes muito pelo contrário, ajudaram você a montar uma base para as próximas matérias do curso e elas realmente se ligam e se complementam (isso ajuda muito na hora da prova haha).

Em meu primeiro semestre cursei as seguintes matérias:

  • Ciência Política e Teoria Geral do Estado
  • Linguagem Jurídica, Expressão textual e verbal
  • História do Direito e Direito Romano
  • Introdução ao Estudo do Direito
  • Bases Gerais do Direito Civil
  • Teoria da Constituição e Organização do estado Brasileiro

Na grade do 1º semestre da minha faculdade tem mais uma matéria que é Filosofia Geral e do Direito, mas eu cursei somente quatro créditos então deixei filosofia para o final do curso.

A matéria que menos me identifiquei foi Linguagem jurídica, expressão textual e verbal. Porque? Não sei! Kkkk.

A que mais gostei?  É difícil sabe, acho que tive dificuldades em todas, mas ainda sim amei todas (um pouco menos linguagem, mas também amei).

Como somos (espero que ainda seja assim em 2020… se não for pedir muito haha) uma turma pequena, não tivemos problemas em trabalhos em grupo ou com apresentações. Creio que na verdade a turma pequena fez com que nosso semestre fosse bem aproveitado.

Sobre o conteúdo das matérias (caso você seja ansiosa (o) como eu) ai vai um norte sobre alguns assuntos das matérias que cursei.

Ciência Política e Teoria Geral do Estado

Leiam sobre Maquiavel e seu livro “O Príncipe”; a importância de Aristóteles, Platão e Sócrates para a política; Montesquieu e a teoria da “separação de poderes”; sobre a teoria do “positivismo”; teoria do “negativismo” e sobre a “Corrente Contratualista”. São alguns assuntos que serão estudados.

Veja na biblioteca da sua faculdade se você consegue o livro que deixarei as referências a seguir.

Maluf, Sahid.
Teoria Geral do Estado / Sahid Maluf; atualizador prof. Miguel Alfredo Maluf Neto – 35. ed. – São Paulo : Saraiva Educação, 2019.

Linguagem jurídica, Expressão textual e verbal

Nessa matéria recomendo pesquisar sobre brocardos jurídicos; locuções latinas e verbetes jurídicos. O dicionário jurídico pode te ajudar.

História do Direito e Direito Romano

 Estudei a criação e aplicação do direito na Grécia, em Roma, Mesopotâmia, lei de Talião.

 Usei o seguinte livro:

Palma, Rodrigo Freitas.
Historia do Direito / Rodrigo Freitas Palma – 8. ed. – São Paulo : Saraiva Educação, 2019.

Introdução ao Estudo do Direito

Todos os professores comentaram a importância dessa matéria para o curso todo de direito, ela é considerada uma base para que se possa entender a criação do direito e a aplicação do mesmo na sociedade. Cursem essa matéria com muita dedicação, fará muita diferença. Leiam sobre os elementos da palavra direito; sobre a ciência do direito; a classificação da justiça.

Durante o semestre usei um material excelente que a professora disponibilizou para nós. Mas também usei o seguinte livro.

Real, Miguel.
Lições preliminares do direito / Miguel Reale. – 27. ed. – São Paulo : Saraiva, 2002.

Bases Gerais do Direito Civil

Nessa matéria vimos sobre os princípios do código civil; sobre pessoas; sobre capacidade civil.

O melhor livro a ser usado é o código civil em si, mas como doutrina usei a seguinte obra.

Lobo, Paulo.
Direito Civil : Volume 1 : Parte Geral / Paulo Lobo – 8. ed. – São Paulo : Saraiva Educação, 2019.

Teoria da Constituição e Organização do estado Brasileiro

Leiam sobre os elementos da constituição; estrutura da constituição; classificação da constituição.

Como doutrina usei os seguintes livros e a própria constituição.

Mendes, Gilmar Ferreira.
Curso de direito constitucional / Gilmar Ferreira Mendes, Paulo Gustavo Gonet Branco – 14. ed. rev. e atual – São Paulo : Saraiva Educação, 2019 – (serie IDP).

Eu sei que cada faculdade tem uma grade de matérias diferentes, ou muda o nome da matéria, mas espero que esse post ajude vocês a terem um pequeno norte em relação a algumas matérias do curso.

Os assuntos que mencionei, são apenas alguns dos assuntos que são estudados durante o semestre, são mais para acalmar o coração kkkk visto que, somos seres ansiosos não é mesmo.

Vou deixar uma foto dos livros para facilitar.

Sobre essa quentão de livros, tem uma pergunta que eu mesma busquei insistentemente pela resposta antes de iniciar o curso. “Devo investir em livros antes de iniciar as aulas?”

Sendo bem sincera com vocês, NÃO! Ai vocês me perguntam o porque, e eu lhes respondo: cada professor “no geral” segue uma doutrina/livro diferente e e nós, meros mortais ainda, não temos bola de cristal para adivinhar que livro deve ser adquirido. Então, tenha um tiquinho mais de paciência. Em minha humilde opinião, o único livro que deve investir é em um dicionário jurídico, já que, temos duvidas ele será de grande valia.

Espero que eu tenha ajudado.

Contem nos comentários quais são/foram as matérias do seu primeiro semestre na faculdade de direito. E sintam-se a vontade para comentar mais informações que achem úteis para quem esta iniciando ou já esta cursando direito.

Até o próximo post.

Aproveite para ler também o post sobre a maior duvida de todos os calouros de direito: preciso comprar vade mecum no primeiro semestre?